Respirar pela boca pode trazer diversos problemas à sua saúde. Isso porque respirar pelo nariz funciona para filtrar, umedecer e aquecer o ar inspirado. Porém, quando a respiração é feita pela boca, impurezas e vírus podem penetrar no organismo com muito mais facilidade, o cérebro também é afetado, pois recebe uma quantidade menor de oxigênio.
Muitos são os motivos para a respiração bucal, como sinusite, desvio de septo, rinite alérgica, carne esponjosa, má formação do nariz e da boca. Como é um problema que ocorre tanto em adultos como em crianças, o uso de chupeta e mamadeira além do tempo recomendado também são hábitos que aumentam o risco de respirar pela boca.
Danos causados pela respiração bucal
Alguns malefícios para a saúde podem surgir por causa da respiração bucal, apesar de parecer ser um costume inofensivo:
- Os dentes podem entortar, também conhecido como apinhamento dentário;
- Dificuldade de aprendizado e no trabalho, já que o cérebro não está sendo devidamente oxigenado;
- A fala pode ser prejudicada, pois o céu da boca e o palato ficam mais profundos;
- Mais probabilidade para desenvolver cáries.
Tratamento
O tratamento depende da causa da respiração bucal. Em crianças, é preciso ficar alerta caso elas estejam respirando pela boca enquanto dormem, a amamentação materna também ajuda na respiração correta das crianças e outra boa opção para a prevenção é interromper o uso de chupeta e mamadeira no tempo certo.
Em adultos o tratamento varia porque podem haver sequelas da respiração bucal na infância. Portanto, o melhor a se fazer é consultar médicos especializados, como dentistas, fonoaudiólogos e otorrinos. Dependendo da gravidade do caso, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.
A Lis Dental | Prevident oferecem o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados à sua saúde bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como função apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.