Ter dentes amarelados é sinal de preocupação para grande parte das pessoas. Porém, os velhos conhecidos café e cigarro nem sempre são os culpados pelos tons mais escuros.
Por isso, preparamos uma lista com alguns dos principais responsáveis por deixar os dentes com tons mais amarelados:
- Fatores hereditários
Algumas pessoas possuem dentes naturalmente amarelados. Portanto, se esse for o caso de seus pais, você muito provavelmente terá dentes com tonalidades parecidas.
- Alimentação
Alguns alimentos possuem pigmentos ou corantes que acabam desgastando o esmalte dos dentes, o que contribui para o escurecimento deles. Entre eles estão o café, chá preto, beterraba, vinhos, tomate, entre outros.
- Fumo
A fumaça e outras substâncias encontradas nos cigarros e cachimbos mancham os dentes por se fixarem no esmalte dentário.
- Falta de higiene
A falta de uma rotina de higiene bucal pode acelerar o processo de descoloração. Por isso, mantenha o hábito de fazer uma boa escovação dos dentes, utilizar fio dental e enxaguante bucal para preservar a coloração.
- Desgaste
Ao passar do tempo, a camada de esmalte vai se desgastando. E conforme ela vai ficando mais fina, a dentina aparece através dela e faz os dentes terem uma aparência mais escura.
Como prevenir?
Caso você já esteja com os dentes amarelados, um dentista deve ser consultado. Ele irá realizar uma profunda análise pra descobrir o motivo do amarelamento. Alguns dos tratamentos feitos envolvem clareamento ou uso de lentes de contato. Porém, atuando de maneira preventiva, você precisa ter bastante cuidado com a higiene de seus dentes e evitar o consumo em excesso de algumas bebidas que causam o escurecimento.
Lis Dental | Prevident oferecem o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados a sua saúde bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos serviços!
Esse artigo tem como função apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal, portanto não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então procure um dentista para um diagnóstico preciso.