Tudo o que você ingere causa efeitos imediatos na boca. Por isso, para manter uma boa saúde bucal é preciso ter muita atenção com alimentos e bebidas que são consumidos. Entretanto, quando o consumo de bebidas ácidas é feito em grandes quantidades, aumenta a probabilidade de desenvolver um desgaste no esmalte dos dentes, conhecido como erosão dentária.
Causas
Um dos principais causadores do desgaste do esmalte dentário são as bebidas gaseificadas ou ácidas. Refrigerantes, bebidas esportivas, sucos de limão, abacaxi, morango e laranja – por exemplo, apresentam grande risco à condição do esmalte.
O desgaste também pode acontecer por escovação dos dentes em excesso ou com muita força. Para pôr em prática a técnica ideal de escovação dos dentes e uma rotina de higiene bucal adequada, peça orientação ao seu dentista. Não utilizar escovas duras também ajuda a evitar esse problema.
Sintomas
Pessoas com o esmalte dentário danificado possuem os seguintes sintomas:
- Transparência: as extremidades dos dentes da frente ficam com o aspecto transparente, perdendo a cor natural deles;
- Sensibilidade: ao ingerir bebidas geladas, comer alimentos doces ou inspirar ar frio causam uma dor aguda nos dentes;
- Coloração diferente: os dentes podem amarelar, tendo uma aparência mais opaca que o normal.
Caso você se enquadre em algum desses sintomas, consulte o seu dentista.
Tratamento
Controlar o consumo de bebidas ácidas, gaseificadas e utilizar escovas de dentes macias é uma boa forma de prevenção. Mas caso já esteja com o esmalte dentário desgastado, o melhor a se fazer é ir ao dentista para realizar um tratamento adequado.
A Lis Dental|Prevident oferecem o melhor e mais completo plano odontológico do mercado brasileiro. Temos os melhores especialistas em Odontologia em todo o Brasil disponíveis para auxiliá-lo nesse e em outros temas relacionados à sua saúde bucal.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.