Parte da rotina matutina desde a infância, não é segredo que a escova de dentes é a melhor amiga da saúde bucal. Por isso, é importante saber qual é a mais adequada para a escovação e como cuidar da escova de dentes.
COMO ESCOLHER A ESCOVA DE DENTES CORRETA?
Existem tantos tipos que é impossível não ficar indeciso na hora de comprar uma nova, não é?
Cada uma delas tem suas vantagens e especificações, por isso é importante conversar com seu dentista antes de escolher entre uma escova de dentes manual ou elétrica.
Além dessas escovas, existem também as especiais para as pessoas que usam aparelhos ortodônticos: as escovas ortodônticas possuem um formato diferenciado e permitem uma melhor limpeza nos dentes e no aparelho, enquanto a escova interdental também auxilia na higiene bucal ao escovar as partes mais estreitas da arcada dentária.
QUAL A CERDA MAIS ADEQUADA?
As cerdas da escova de dentes podem parecer um mero detalhe, mas acredite: elas fazem toda a diferença para a saúde bucal.
Muitas pessoas associam que uma boa higiene bucal depende da força aplicada durante a escovação e, por isso, preferem escovas com cerdas médias e duras para garantir uma maior eficiência na higiene.
Mas não é isso o que acontece. Essas cerdas podem machucar a gengiva e danificar o esmalte dentário, causando problemas como sensibilidade. Por isso, as cerdas macias e extra-macias são as mais recomendadas pelos dentistas, já que conseguem limpar os dentes e remover a placa bacteriana sem machucar as gengivas.
COMO LIMPAR MINHA ESCOVA DE DENTES?
Você escolheu uma escova de dentes, usou ela pela primeira vez e agora é hora de limpá-la. Qual a maneira certa de fazer isso?
Para evitar a contaminação por fungos e bactérias, existe um passo a passo para desinfetar a escova:
- Lave ela na água corrente após escovar os dentes;
- Tire o excesso de água com leves batidas;
- Aplique uma pequena quantidade de enxaguante ou antisséptico bucal;
- Lave bem para retirar os resíduos do enxaguante bucal;
- Deixe a escova secar ao ar
É importante lembrar de não deixar a escova exposta no banheiro: o ambiente úmido e o acionamento constante da descarga podem contribuir para o acúmulo de bactérias, vírus, coliformes fecais e outros microrganismos nas cerdas.
Assim, é necessário deixar a escova de dentes em posição vertical, sem contato com outras escovas e guardada dentro de um armário arejado, sem exposição ao resto do banheiro.
QUANDO É HORA DE TROCAR A ESCOVA?
O uso contínuo da escova de dentes faz com que as cerdas se desgastem e fiquem desorganizadas, diminuindo a eficiência da escovação, afetando a saúde bucal e dificultando o processo de limpeza da escova.
Para evitar o aparecimento de doenças que vão de cárie à endocardite bacteriana, é importante trocar a escova de dentes com frequência, ou seja, quando as cerdas estiverem desgastadas ou a cada três meses.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.