Você sabia que existe uma relação entre a má higiene bucal durante a gravidez e o a ocorrência de partos prematuros?
Isso acontece porque problemas bucais, principalmente os originados da má escovação, causam o acumulo de bactérias na gengiva que, caso cheguem na corrente sanguínea, acabam se instalando na placenta ou no útero e acabam estimulando contrações, que podem levar à partos prematuros ou até mesmo à abortos espontâneos.
Por isso, o cuidado com a higiene bucal é extremamente importante durante a gravidez.
Preparamos algumas dicas para a higiene bucal de grávidas:
CUIDADO COM A ESCOVAÇÃO
Durante a gravidez, há um aumento da produção de hormônios que podem fazer com que a gengiva inflame.
Por isso, é necessário ter cuidado na hora de fazer a higiene bucal. Ter cautela ao escovar os dentes e passar o fio dental é fundamental para evitar sangramentos.
CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO
Muitas mulheres desenvolvem desejo por doces durante a gravidez. Por isso, é importante ter cuidado com a alimentação, incluindo alimentos com fibras na dieta e tomando muita água, e escovar os dentes com frequência, evitando assim erosões dentais, cáries e outros problemas odontológicos.
VISITE SEU DENTISTA REGULARMENTE
É muito importante manter uma rotina de visitas ao dentista para se certificar que está tudo indo bem com sua saúde bucal e isso não seria diferente durante a gravidez.
Com o dentista, é possível receber o tratamento dentário adequado, além de ser orientada quanto à informações e esclarecer suas dúvidas sobre possíveis problemas dentais que podem aparecer durante a gravidez. Os dentistas também podem orientar sobre os primeiros cuidados odontológicos de seu recém nascido, já que a higiene bucal das crianças deve começar assim que elas nascem.
Clique aqui para conhecer mais sobre nossos planos!
Esse artigo tem como objetivo apenas esclarecer e compartilhar instruções sobre como ter uma boa saúde bucal. Portanto, não substitui a avaliação de um profissional. Um especialista para examinar e analisar casos específicos é sempre a melhor opção, então consulte um dentista para um diagnóstico preciso.